sexta-feira, 27 de março de 2009

Preparação da Carga a ser Transportada - Embalagem

Na preparação para o transporte, os produtos devem ser acondicionados em
embalagens. Estas devem atender às condições de uso, atuar na promoção e proteção dos
produtos envolvidos além de servir como instrumentos para o aumento da eficiência na
distribuição.
A logística de distribuição de mercadorias envolve uma correta relação da
embalagem com o modal a ser utilizado. O grau de exposição a danos físicos, o meio onde
será armazenado e a freqüência de manuseio devem ser considerados. Características de
resistência, tamanho e configuração dos envoltórios determinam os equipamentos
necessários para a movimentação, empilhamento máximo e estabilidade das mercadorias no
armazenamento.
O aprimoramento no embarque de cargas teve um grande impulso com a utilização
em larga escala do conceito de carga unitizada.
Unitização - o agrupamento de um ou mais itens de carga geral que serão
transportados como uma unidade única e indivisível. Não constitui embalagem e tem a
finalidade de facilitar o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte da
mercadoria. As principais vantagens da unitização são:
·  Diminuição das avarias e roubos de mercadorias;
·  Incentivo da aplicação do sistema door-to-door (porta a porta);
·  Melhoria no tempo de operação de embarque e desembarque;
·  Padronização internacional dos recipientes de unitização.
·  Redução do número de volumes a manipular;
·  Redução dos custos de embarque e desembarque;
·  Redução de custo com embalagens;
As formas mais comuns de unitização são:
a) Pré lingado – rede especial, ou cinta, adequada para permitir o içamento de mercadorias
ensacadas, empacotadas ou acondionadas em outras formas;
b) Pallets - é uma unidade semelhante a um estrado plano, construído em madeira,
alumínio, aço ou outro material resistente, de modo a permitir a movimentação por meio de empilhadeiras, bem como a um perfeito empilhamento nos veículos e nos
locais de armazenagem;
c) Contêiner - é um recipiente, construído em aço, alumínio ou fibra, criada para o
transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso
repetitivo.
Os contêineres possuem identificações com informações pertinentes à carga estocada,
proprietário dentre outras. As características de resistência e identificação visam dar ao
contêiner vantagens sobre os demais equipamentos para unitização, tais como segurança,
inviolabilidade, rapidez e redução de custos nos transportes. Com a introdução dos
contêineres a partir da década de 1980, a operação nos terminais ganhou maior agilidade, já
que tornou-se mecanizada e repetitiva, diminuindo sobremaneira a utilização de mão de
obra. Geralmente no transporte marítimo, os contêineres mais utilizados medem 40’ou 20’
pés (Twenty feet equivalent unit- TEU), este último serve de padrão para definição de
tamanho de navio porta-cotêiner e como referência para medir a performance de
movimentação dos portos. Estufar ou ovar é o ato de encher o contêiner com mercadorias,
podendo ser estas a granel, embaladas ou paletizadas. Desovar é o ato de retirar
mercadorias do mesmo.

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