domingo, 10 de maio de 2009

Logistica - Como é Utilizada?

A empresa moderna exige rapidez e otimização do processo de movimentação de materiais, interna e externamente, que se inicia desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente.

Esse fator de competitividade proporciona aumento da performance e produtividade da empresa, além de uma redução significativa de custos, agrupando as diversas atividades da empresa, permitindo melhor controle e maior integração entre os setores, eliminando a visão limitada da área de atividade.

 O papel da logística visa atender o objetivo final de proporcionar ao cliente produtos que satisfaçam suas necessidades, no menor tempo possível e ao menor custo. A logística cuida de:

 - confirmação de pedidos: é o tempo que a empresa combina com o cliente para a entrega do produto;

 - transportes: é a movimentação externa do produto final ao cliente através de meios rodoviário, ferroviário, marítimo e aeroviário;

 - gestão dos estoques: é necessário manter um nível mínimo de estoques, suficiente para suprir a demanda;

 - armazenagem: é a utilização eficiente do espaço necessário para estocar os produtos;

 - movimentação: a forma de movimentar matérias-primas na fabricação, como pontes rolantes, esteiras transportadoras, empilhadeiras e outros meios;

 - embalagem: é a forma de proteção do produto;

 - planejamento integrado: de produção, compras e embarques;

 - sistema de informação: é necessário ter uma base de dados para planejar a programação de entrega e controle da logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário