sábado, 28 de março de 2009

Composição do Frete Marítimo

Os custos do transporte são influenciados por: características da carga, peso e volume
cúbico da carga, fragilidade, embalagem, valor, distância entre os portos de embarque e
desembarque, e localização dos portos.
A tarifa é determinada por mercadoria e quando o produto não está identificado nas
tabelas é cobrado o frete NOS (Not Otherwise Specified), que representa o maior valor
existente no respectivo item do tarifário.
Frete Básico: é o valor cobrado segundo o peso ou volume da mercadoria (cubagem),
prevalecendo sempre o que propiciar maior receita ao armador. Alguns adicionais
costumam ser cobrados, sendo os mais comuns:

a) Ad-Valorem: cobrado sobre o valor em mercadorias de alto valor unitário. Pode
substituir o frete básico ou complementar seu valor.

b) Sobretaxa de Combustível (Bunker Surcharge): percentual aplicado sobre o frete básico,
destinado a cobrir custos com aumentos extraordinários nos combustíveis em função
de alguma crise local, regional ou internacional;

c) Taxa para Volumes Pesados (Heavy Lift Charge): cobrada sobre volumes que, devido ao
excesso de peso, demandam condições e equipamentos especiais para sua
movimentação;

c) Taxa para Volumes com Grandes Dimensões (Extra Length Charge): aplicada a
volumes de difícil movimentação em função de suas dimensões fora do padrão normal;

e) Adicional de Porto: taxa cobrada quando a mercadoria tem como origem ou destino
algum porto secundário ou fora da rota;

f) Fator de Ajuste Cambial - CAF (Currencv Adjustment Factor): utilizado para moedas
que desvalorizam sistematicamente em relação ao dólar norte americano;

g) Sobretaxa de Congestionamento Portuário (Port Congestion Surcharge): incide sobre o
frete básico, para portos onde existe demora na atracação dos navios.

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